Forum do sr.Senha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum do sr.Senha

Tudo sobre downloads Http://www.senhas.tk
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 2

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/01/2009

Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 2 Empty
MensagemAssunto: Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 2   Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 2 Icon_minitimeSex Jan 02, 2009 2:28 pm

by Admin Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven

Ubuntu 7.10 - Primeiras impressões
Após correr atrás do CD de instalação do Ubuntu 7.10 por 3 dias, cancelar o download por duas vezes, finalmente consegui o disco de instalação.

Seguindo o básico e óbvio, iniciei o notebook, forcei a escolha do menu de boot da BIOS (através do F12 do teclado), inseri o CD no drive e teclei enter em CD/DVD no menu de boot da BIOS.

Voila! Menu de instalação do Ubuntu.

Aqui basta escolher a primeira opção e inicializar o Ubuntu 7.10. Lembre-se que o Ubuntu 7.10 é um Live CD instalável e não um instalador carregado através do boot, e neste processo ambas as distros são identicas.

Seguindo o esperado, o hardware básico foi detectado e/ou configurado seguindo o assistente de detectação e configuração carregado durante a inicialização. Teclado, Mouse/touchpad funcionando, o próximo foi o vídeo e surpresa! Não conseguiu carregar resolução de 1024x768 com o driver "vesa"! Porém o Ubuntu abre uma caixa de diálogo dentro do X.org para configuração manual dos drivers e também da resolução, o que permitiu a configuração rápida da resolução adequada, ou quase isso....




Surpresa! Opa... não funcionou...
É... as rosas tem espinhos meus amigos, e assim como o Mandriva e as rosas o Ubuntu tem os seus espinhos também! Vamos as "podas".

Seguindo o já esperado a aceleradora nVidia e a interface Wireless não funcionaram, porém tive mais uma "não grata surpresa" ao ver, ou melhor, não ouvir o som! É... o som não estava funcionando também!

Uma rápida pesquisa no Google deu a resposta:

Problema com som no Ubuntu 7.10: Instale o pacote linux-backports-modules-2.6.22-14-generic.
Após instalar este pacote será necessário o reboot para recarga dos módulos na ordem certa, mas espere! Vamos configurar o vídeo também e já fazer tudo de uma vez. Pelo menos foi o que eu pensei... e... funcionou!

Felizmente o Ubuntu 7.10 possui um repositório "nonfree" que é configurável através do menu: "Sistema -> Administração -> Canais de Software". Aqui foi fácil, basta selecionar todos os repositórios logo de uma vez! :-D

Não esqueça de selecionar os repositórios "restricted" para ter suporte a drivers proprietários!

Outra surpesa "não grata" foi notar que a exemplo do Mandriva, o Ubuntu apresentou o mesmo problema durante o boot. Igualzinho! Solução: Configure o grub para inicializar automaticamente em 10 (dez) segundos e deixe o boot iniciar sozinho, não encoste no teclado quando a tela do grub aparecer! Pra mim funcionou 90% dos casos, só não funcionou quando o sistema é reinicializado com Ctrl+Alt+Del no console.

Tosco? Também acho! Mas pelo menos funcionou e não tive mais de me preocupar! Posso fazer a rotina de deixar o boot iniciando e ir pegar um refrigerente, um café ou até mesmo uma agua... (brincadeira).

Assim como no Mandriva o Hibernar e Suspender também não funciona enquanto o driver proprietário da nVidia estiver sendo utilizado. Se desejar utilizar o Hibernar/Suspender e o Compiz não faça diferença para você, utilize o driver "vesa" pelo menos por enquanto e o Hibernar/Suspender funcionará normalmente!




Surpresa!!! (agora as boas)
Apesar dos problemas, que foram quase iguais aos do Mandriva, algumas surpresas foram execelentes!

Após configurar o som, instalando o pacote descrito acima não só os controles de volume no mixer ficam funcionais, como também o controle de volume na lateral do notebook, tendo funcionamento idêntico ao Windows, coisa que não aconteceu no Mandriva.

Logo de cara posso citar que quando configurado o driver da Nvidia, através do Menu: "Sistema -> Administração -> Gerenciador de Drivers Restritos". Aqui basta "habilitar" a nVidia, que o sistema automaticamente baixa os pacotes necessários (nvidia-glx-new e utils...) e permitirá a configuração do vídeo adequadamente! Lembre-se que você poderá utilizar a resolução de 1280x800, para isto basta selecionar o Painel Flat LCD 1280x1024 e altere a resolução para "1280x800".

Caso não consiga encontrar esta oção, clique em "Sistema -> Administração -> Screens and Graphics" e configure a resolução utilizando este assistente!

Após a configuração basta reiniciar o X.org efetuando o logoff e em seguida o login com o seu usuário!

Agora a surpresa melhor! Assim que a sua nVidia estiver configura o Compiz entrará automaticamente em ação! Sim! Isso mesmo! Não é preciso instalar nem configurar nada!

Se desejar, poderá configurar os detalhes do Compiz clicando em "Sistema -> Preferências -> Aparência" e selecionar a aba "Efeitos Visuais". Para o máximo de detalhes do Compiz basta selecionar a opção Extra. Lembrando que fazendo isto não é necessário reiniciar o X.org novamente, o Compiz entre em atividade com as novas configurações automaticamente!

Se chegou até aqui, agora falta pouco, e foi o que eu pensei também quando cheguei nesta fase. O que falta então ??? ISSO MESMO! A Wireless!

Por experiência com o Mandriva não adiantou compilar o madwifi-0.9.3.3, então já foi logo instalando o ndiswrapper.

Aqui recomendo que utilize o seguinte comando:

$ sudo su
# apt-get install ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9 ndisgtk
O aplicativo ndisgtk após instalado adiciona ao menu "Sistema -> Administração" o menu "Windows Wireless Drivers". Acesse este menu e Instale o driver de controladora Windows XP 32bits. Se não possuir o driver, basta fazer o download nesta página: http://www.atheros.cz/download.php?atheros=AR5006EG&system=1.

Agora um detalhe importante! Será necessário fazer com que a inicializão do Ubuntu não carregue os módulos do madwifi, para isto inclua as seguintes linhas nos arquivos abaixo:

/etc/modprobe.d/blacklist

blacklist bcm43xx
blacklist ath_pci
blacklist ath_hal

/etc/modules

ndiswrapper

Agora basta reiniciar o sistema e configurar a sua interface wireless!!! Sim! ela funcionará agora!

OBS: Vale lembrar que este procedimento "pode" funcionar para o Mandriva 2008.0. Lembre-se que o arquivo /etc/modules é substituído pelo arquivo /etc/modprobe.conf




Considerações Finais
Em meus artigos tento sempre ser o mais imparticial possível, levando em conta os pŕos e contras de cada distribuição. Então abaixo avalio, no meu ponto de vista, quais os pontos fortes e fracos, o que poderia ser melhor ou está perfeito e o que faltou em cada uma das distros:

Mandriva 2008.0: Ótima versão. Me surpreendeu realmente!
Prós:
O processo de inicialização do Live CD é bonito, rápido e permite a configuração dos dispositivos básicos. Não encontrei problema algum e funcionou de primeira!
Detectou e ativou 90% do hardware, com excessão da Wireless Atheros e da nVidia por requisitarem drivers proprietários.
O "Centro de Controle" é simplesmente excelente! Possui todos os recursos de configuração em um só lugar, o que facilita tanto a usuários iniciantes quanto experientes.
O controle de energia foi muito bem elaborado e alterado! Simples de utilizar e configurar, aumenta a durabilidade da bateria em comparação às versões anteriores!
Contras:
Poderia configurar o Compiz automaticamente após configurar a nVidia, a exemplo do Ubuntu. Não que seja um processo difícil, mas quanto mais fácil, prático e automatizado melhor para o usuário!
O kernel padrão instalado não suporte memória acima de 1GB
Pode melhorar:
Atualização de pacote de Kernel apesar de simples não é sintetizada, gerando barra de rolagem na seleção das versões. Nomes de pacotes simplificados ajudariam e muito principalmente a usuários iniciantes a escolher a versão mais recente e corrigida, o que resulta em melhor suporte a hardware, detecção de memória acima de 1GB entre outros.



Ubuntu 7.10: Rápido, fácil de usar e instalar.
Prós:
O Live CD possui inicialização simples e rápida. Poucas opções durante o processo de configuração simplicam o uso e reduzem a chance de erros por parte do usuário iniciante.
Recursos como suporte a driver proprietários são de fácil configuração e acesso
Após configurar a aceleradora de vídeo o Compiz foi ativo sem quaiquer configurações adicionais
Utilização do apt-get facilita a utilização tanto de usuários iniciantes quanto experientes
Contras:
Travou algumas vezes durante a inicialização do Live CD e configuração do vídeo após mensagem de erro e configuração de driver "vesa" em 640x480. Foi necessário matar o "gdm" manualmente na console, e iniciá-lo novamente para continuidade do carregamento do Live CD e acesso ao "Icone de Instalação" no Desktop do Gnome.
Pode melhorar:
O Live CD não detectou o vídeo em resolução superior a 640x480 para placa nVidia, o que pode atrapalhar um pouco o processo de instalação.
A instalação do Flash feita através do próprio firefox apresenta erro de checagem da chave MD5 do pacote, e acabei fazendo a instalação manualmente.



Conclusão
Acabei utilizando o Ubuntu 7.10 no meu note devido aos recursos automatizados pós instalação como instalação de pacotes, compatibilidade com os pacotes versão 7.04 e pela maioria (nem todos) os atalhos do teclado (barra superior ao teclado com atalhos para wireless, bluetooth, email, web...) funcionarem no Ubuntu sem configuração adicional alguma. Alguns atalhos como o de email e web eu nao configurei e não utilizo, o que não me fez grande diferença e acabei por não dar importância, pelo menos por enquanto, e por se tratar de botões que ficam disponíveis apenas após instalar software proprietário Acer mesmo até mesmo no windows, o botão de Wireless já foi de grande importância!

Outro recurso que julgo de grande importância é o controle de som externo (aquela rodinha na lateral do notebook), que funcionou logo de cara no Ubuntu 7.10, sem configuração alguma.

O Compiz também ficou muito legal, mesmo configurando os efeitos como Extra a velocidade ficou incrível! Não se sente diferença alguma de performance para falar a verdade.

A instalação de pacotes em ambas as distribuições ficou excelente! Apesar de preferir o apt-get ao urpmi não encontrei dificuldades e o software de gerenciamento de pacotes acessível pelo navegador web ou de arquivos é perfeito em ambas as distros. O que o Ubuntu leva vantagem é a possibilidade de utilização de pacotes da versão anterior (Feisty Fawn 7.04), o manteve a instalação automática para pacotes como Skype, driver de impressora Canon iP1800, entre outros pacotes.

Um detalhe muito importante, e que merece crédito por parte da Mandriva, e que na minha opinião ainda falta no Ubuntu, é o "Centro de Controle", que auxilia e muito a configuração de forma centralizada. Facilitar a vida dos usuários, tanto experientes quanto iniciantes é algo importante no GNU/Linux e as distribuições estão trabalhando cada dia mais para arperfeiçoar instalação, configuradores e assistentes. Este ponto vai para o Mandriva!

Agora um fato curioso: Usei o KDE por muitos anos, migrando do Window Maker (sim, ele mesmo) para o KDE. Decidi testar o Gnome pois já havia visto algumas distribuições em notebooks e PCs usando principalmente Debian/Gnome. Decidi testar e me foi uma grata surpresa! Posso dizer que não volto para o KDE tão cedo. Quem sabe com os novos recursos do KDE 4, talvez... Mas levando em conta que levei sempre muito mais em conta a praticidade, facilitade e integração do Desktop, o Gnome é uma ótima escolha tanto para o Ubuntu quanto para o Mandriva, e eu recomendo!

O gravador de CD/DVD que estou utilizando é o K3B (tá bom, tá bom, eu sei que é apenas a interface, mas convenhamos que ele faz tudo, até parece que é ele que grava, formata, cria imagens, etc heheheheh, ou seja faz tudo de forma tão automatizada que parece ser uma coisa só!). Testei o XFBurn, porém, não funcionou com a minha gravadora que é detectada como SCSI.

Ainda preciso testar alguns recursos novos como a pasta de gravação direta para o CD/DVD, disponibilizada pelo Nautilus/Gnome, conexão com PalmOS, e demais recursos, mas posso dizer que não estou nada arrependido, pelo contrário, estou muito satisfeito com a minha escolha!

Espero que este artigo o ajude e não passar por tantas pesquisas e perda de tempo atrás das configurações para o seu notebook Acer, assim como eu passei, e que seu processo de instalação e utilização seja tão divertido quanto simples em ambas as distribuições!

Obrigado por ler este artigo!
Ir para o topo Ir para baixo
https://senhas.directorioforuns.com
 
Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum do sr.Senha :: Geral :: Forum do sr.Senha-
Ir para: