Forum do sr.Senha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum do sr.Senha

Tudo sobre downloads Http://www.senhas.tk
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 1

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 12
Data de inscrição : 02/01/2009

Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 1 Empty
MensagemAssunto: Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 1   Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 1 Icon_minitimeSex Jan 02, 2009 2:26 pm

By Admin Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven

Primeiros passos - O hadware utilizado
Antes de mais nada gostaria de deixar claro aqui que todas as informações contidas aqui são resultados de testes práticos no meu notebook (configuração descrita abaixo), e tentei seguir a forma mais simples de instalação em ambas as distros: Mandriva e Ubuntu.

Marca: ACER

Modelo: 5520-5902

Processador: AMD Turion 64 x2 TL-58

Memória: 2GB RAM

HD: Hitachi 160GB

Ethernet: nVidia NForce

Wireless: Atheros AR5006EG 802.11 b/g

DVD-RW: Pioneer DVR-K17RS

Video: GeForce 7000M




As distribuições escolhidas
Ambas as distribuições são Live CD e utilizam Gnome por padrão, facilitando assim o comparativo!

Mandriva 2008.0 One (Gnome)
Ubuntu 7.10



Resultados
Mandriva
Hardware funcional: Som, Ethernet, nVidia GeForce, Botões de Função



Ubuntu
Hardware funcional: Som, Ethernet, Wireless, nVidia GeForce, Compiz, Controle de volume na lateral, Botões especiais (Wireless) e botões de Função



Mandriva 2008.0 - Primeiras Impressões
Depois de algumas pesquisas rápidas em forums de discussão e em sites especializados, como o BrLinux decidi testar em primeiro lugar o Mandriva 2008.0 One.

Esta versão trata-se de um Live CD que permite a instalação a partir de um ícone no desktop do Linux já inicializado e pré-configurado durante o processo de inicialização, e alguns pequenos ajustes via assistente que é automaticamente carregado durante o boot do CD.

Confesso que fiquei muito impressionado! A qualidade e beleza do instalador são impressionantes, e a minha primeira reação foi: WOW! Que massa!

Posso dizer que de todo o hardware descrito acima, apenas dois (2) itens não foram automaticamente configurados e inicializados, apesar de terem side detectados pelo instalador. Estes itens sem surpresa alguma foram a placa Wireless Atheros AR5006EG e o vídeo nVidia GeForce 7000M, mas apesar disso, a resolução inicial foi de 1024x768 em 60Hz em 16 Bits, sendo uma resolução ótima para uma detecção automática!

Fiz o particionamento manual, claro! Não queria perder o meu Windows Vista! :-D

Após a instalação, vieram as surpresas, algumas boas e algumas ruins:




Surpresa! Opa... não funcionou...
Para minha surpresa o sistema não bootou logo de primeira, e tive de alterar o grub para inicializar, mas.... funcionou! O sistema iniciou e já foi direto para o usuário criado durante o processo de instalação.

O parametro alterado no grub foi a simples remoção da cláusula "vga=...", fazendo o sistema inicializar em modo texto. O sistema inicializou rapidamente, e pensei: "Bem... então é isso... nada de framebuffer para mim :-/".

Depois descobri que não era nada disso, mas explicarei este problema mais abaixo!

Infelizmente a interface Wireless Atheros não funcionou, nem com o ndiswrapper-1.9 nem com o madwifi-0.9.3.3.

O problema da nVidia GeForce foi fácil, segui os passos de configuração do "Centro de Controle" e configurei o driver proprietário "nvidia", e tudo ocorreu bem a partir dai... (ou quase tudo...)

Um problema, que pode-se chamar de efeito colateral, é que quando utilizando o driver proprietário "nvidia" o recurso de hibernação e suspender não funciona mais! Estranho? Sim! Também acho! Mas basta configurar o driver "vesa" no "xorg.conf" e o hibernar/suspender volta a funcionar.

Infelizmente não consegui nem por reza fazer o Wireless funcionar no Mandriva 2008, diferente do Ubutun 7.10 mas deixo para falar sobre isto mais a seguir.

Outro problema que encontrei foi a inicialização, sim, via grub, lilo, o que quer que utilize. Por algum motivo, talvez kernel ou o próprio hardware da Acer, o sistema inicializa apenas se você esperar pelo menos 10 (dez) segundos ou mais no grub, antes de selecionar o Mandriva para boot. Isso mesmo!!!!! Por mais bizarro que possa parecer, fiz o teste várias e várias vezes, e sempre inicializou esperando entre 10 e 15 segundos, e NUNCA inicializou quando selecionado o boot "Mandriva 2008" no Grub logo de cara.

Grotesco??? Sim! Muito, mas infelizmente comprovei isso. Inclusive encontrei em alguns forums a seguite frase: "Um delay no processo de inicialização pode ajudar..."

E não é que ajudou mesmo! :-/

OBS: Este problema ocorre também no Ubuntu 7.10, o que me leva a acreditar que este é um problema do Kernel ou mesmo do hardware. Como o disco eh SATA acredito que seja um problema do driver da controladora. No Ubuntu observei alguns "resets" durante o processo de detectação dos discos pelo Kernel.

Devido aos problemas de hibernate e de boot, decidi testar o Ubuntu 7.10 também, então não cheguei a instalar o pacote do Compiz para ver como se comportava. Confira os detalhes do Ubuntu para uma grata surpresa!




Surpresa!!! (agora as boas)
Agora as surpesas boas, claro! Tudo (ou quase) estava funcionando, e tirando a Wireless Atheros e aceleradora nVidia, consegui usar o sistema sem problemas, com acesso a Internet e tudo o mais. O Mandriva 2008.0 fez a detectação e a configurãção de rede via DHCP e já pediu para carregar os repositorios de atualizações e pacotes oficiais.

O hardare básico foi dectectado e/ou configurado durante a inicialização do Live CD, como teclado, mouse USB e touchpad, placa de som onboard (que alias possui microfone embutido e entrada externa, além de saida externa SPDIF).

Um detalhe sobre o Som é que pode-se escolher e controlar o som e dispositivos como microfone embutido e externo separadamente. O driver alsa foi configurado automaticamente e permitiu o controle total do som e entradas externas.

Como teste de som, instalei o Skype (versão Mandriva) disponível em http://www.skype.com e bastou abrir o Mixer e escolher o dispositivo de "input" Front Mic.

Usando o Gnome 2.20, OpenOffice 2.2.3 (pensei que seria o 2.3, mas tudo bem), Firefox 2.x, Evolution e mais uma gama de outros softwares já instalados por padrão, minha primeira experiência foi muito boa.

Apesar de alguns detalhes não funcionarem, conforme descrito no tópico acima, achei a distro muito boa, principalmente para instalar no meu Desktop, pensei.

O sistema é rápido, porém encontrei alguns problemas com travamentos de alguns recursos do Gnome, como exemplo posso listar os applets de controle de volume, controle de bateria e rede, que simplesmente apresentaram erro na inicialização logo após de utilizar "Ctrl+Alt+Backspace" para fechar o X-Window. Como este parágrafo é de comentários positivos, não posso deixar de elogiar e muito o "Centro de Controle". Simplesmente demais!

O "Centro de Controle" é parte do que falta em algumas distribuições, e posso citar o Ubuntu como uma delas. Apesar de haverem outras ferramentas que fazem a mesma tarefa, o "Centro de Controle" do Mandriva faz por merecer! Ele centraliza todos os recursos de configuração de hardware e sistema, facilitando e muito principalmente aos usuários iniciantes.

Um outro detalhe importante sobre o Mandriva 2008.0 é que todos os processos de "passo-a-passo", "Centro de Controle" e telas de configuração desenvolvidas pela Mandriva são muito bem explicados, possuem "ajuda" fácil de entender, e são praticamente "anti-falhas" para o usuário. Só se comete um erro utilizando uma dessas ferramentas se realmente clicar em "sim" ao invéz de "não" e coisas do tipo.

A configuração da aceleradora de vídeo nVidia GeForce foi feita através do Centro de Controle, escolhendo o Driver "VENDOR", modelo: Geforce 8660. A distro automaticamente baixou os pacotes necessários e configurou o X.Org, e consegui utilizar a resolução máxima sem problemas (1280x800). Vale lembrar que após a configuração foi necessário reiniciar o X, e o logo da nVidia é mostrado antes da tela de login do GDM.

Outra impressão muito boa foi o aplicativo de instalação e atualização de pacotes. Caso não tenha configurado os repositórios ao término da instalação, o sistema pergunta ao usuário se deseja carregar os repositórios de "fontes da distribuição" ou "atualizações". Recomendo neste ponto que se configure o "fontes da distribuição" para facilitar o processo de instalação de hardware e aplicativos, e logo depois de instalados os recursos básicos, faça o update incluindo os repositórios de atualizações através do "Centro de Controle".
Ir para o topo Ir para baixo
https://senhas.directorioforuns.com
 
Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 1
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mandriva 2008.0 x Ubuntu 7.10 em Notebook Acer 5520-5902 PART 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum do sr.Senha :: Geral :: Forum do sr.Senha-
Ir para: